TI
Para Stallman, Google Docs é do mal
Juliano Barreto, da INFO Sexta-feira, 26 de junho de 2009 - 14h31Divulgação |
![]() |
Richard Stallman: há perigos na nuvem |
PORTO ALEGRE - Guru do software livre Richard Stallman demonstra preocupação com os serviços baseados na web.
No intervalo entre uma apresentação, a tietagem dos foristas do FISL e outra palestra, Stallman conversou com a INFO sobre o amadurecimento da comunidade brasileira de Software Livre, o sucesso do iPhone e a presença de grandes empresas no universo do Free Software.
INFO - Como você avalia o crescimento da comunidade brasileira? Richard Stallman -
O que você acha de iniciativas como o OpenMoko e o conceito do Hardware Open Source?
Acho esse termo muito vago. Com certeza não é possível ter com o hardware, a mesma liberdade que se tem com o software, isto é, poder criar, copiar e alterar quando você quiser. Não acredito que seja possível comprar um aparelho e alterá-lo em casa. Com o OpenMoko, existe a possibilidade de usar um celular equipado com 100% de Software Livre. Só isso já o torna mais ético do que todos os outros celulares. É diferente do iPhone. Às pessoas não percebem que a Apple é tão ruim quanto a Microsoft. Por trás de uma suposta facilidade, elas estão abrindo mão de sua liberdade.
Apesar das APIs abertas, os serviços do Google podem ser considerados livres?
Não é correto falar de forma generalista sobre uma empresa. Eles fazem coisas boas e ruins e dessa forma, você está reduzindo a discussão. No caso do Google, acredito que serviços como o Google Docs são maus. Você não possui o software. O usuário está rodando o software pertencente à empresa e deixando todas as suas informações nos servidores deles.
Pode-se dizer então que a web 2.0 é nociva à liberdade dos usuários?
Eu não reconheço esse termo. Ele foi criado por marketeiros e não quer dizer nada. Não posso dizer que todos os serviços baseados na web são nocivos. O Google Docs é nocivo às liberdades individuais, pelos motivos que acabei de falar. Mas, se você analisa a Wikipedia, verá que ela segue um outro caminho. A pessoa faz parte de uma comunidade e compartilha conhecimento que pode ser usado por qualquer um.
-
Allan, Fernando, Anderson... Mais uma vez: se o cientista renomado e citado na reportagem disse algo contra a Microsoft, os senhores aplaudiriam. Como a opinião dele foi contrária a uma menina dos olhos dos Linuxistas, querem pintá-lo como grosseirias e pejoração. Deixem de ser tão parciais. Na matemática de vocês, 1+2 só dá três se isso for de interesse. Que tipo de opinião é essa a de vocês? Opinião sem peso!!! Tanto é que o sr. "Nao Digo" (obviamente sem coragem de se identificar diante de uma crítica tão irresponsável, citando a "quebra do monopólio dos jornalistas" por influência deste governo de semi-analfabetos que não valoriza o estudo porque quem, realmente, estuda não votaria em safados e corruptos como eles) parece mais estar tendo um ataque, não se expressando responsavelmente diante de um órgão de divulgação respeitoso e abrangente tal como são as publicações da Editora Abril e suas coligadas.
enviado por: Ricardo Ildefonso em 27/07/2009 - 15:19 -
Que título mais sem-vergonha, hein Juliano? Brincadeira, é isso que ensinam nas escolas de jornalismo? Ainda bem que agora não tem mais reserva de mercado!!
enviado por: Nao Digo em 03/07/2009 - 00:16 -
Você colocaria dados confidênciais no Google Docs?... Assim como o Gmail BETA, o Docs é BETA, ou seja, não tem garantia NENHUMA. Então use o bom senso, sou usuário do Google Docs desde o ínicio e acho maravilhoso, me quebra cada galho (já me salvou em uma apresentação).
Comparando, também sou usuário do SkyDrive, vc usaria HD Virtual?
Sabendo usar, não há problema, só não pode confiar.
Com certeza Stallman, usou o "bad" no sentido de ruim.
enviado por: Luiz Otávio Rüjner Guimarães em 30/06/2009 - 18:23 -
acho todas essas mensagens e especialmente as conjugacoes q sao feitas delas... mt interessantes... cada um kerendo vender seu peixe... por interesses mais adversos e nos leitores e usuarios no palco podendo avaliar todas esses marketings... ISSO eh liberdade... e nunca acho demais alguem q defenda esse direito... o Stallman pode ser td de loko e pirado q dizem dele... MAS ele defende algo mt importante... e espero MT mesmo... q ele naum esteja tao certo assim de agir e dizer dessa forma... espero mesmo q ele seja um mero tolo kerendo se aparecer... pq naum eh fulano nem beltrano... espero MT mesmo q ele seja um MERO tendencioso... um evangelista sem causa... PQ se ele naum for td isso... VCS JAH PENSARAM se amanha descobrimos q ele TAVA totalmente CERTO??? sei lah.... em todo caso... como prudencia e caldo de galinha soh fazem bem.... independente de qlq coisa... vou CONTINUAR ouvindo esse cara... mas vai levar mais tempo ainda pra eu ter certeza de QUEM ele eh e do QUE ele stah fazendo...
enviado por: Cesar Pradela em 30/06/2009 - 12:00 -
Concordo com Stallman quando ele fala do Google Docs. Quem for contra essa opinião eu tenho uma simples pergunta: Você colocaria uma planilha com os dados financeiros de sua empresa no Google Docs? Eu não.
Também acho o Título um pouco maquiavélico, acho que Stallman quis dizer ruim, não mal.
enviado por: Mayko Nestor Meier em 29/06/2009 - 22:18 -
Concordo plenamente com Stallman quando ele diz que o google docs é ruim, claro que não leva em conta a eficiência do aplicativo, más sim o modo de funcionamento.
Eu não gostaria de deixar meus e-mails e documentos de trabalho nos servidores do google.
Acho que ai há um excesso de confiança.
Agora se eu posso exportar para BrOffice, OpenOffice ou outro aplicativo não vou ter necessidade do google docs, prefiro que seja no meu micro no software que eu uso.
enviado por: Jose Vidal de Melo em 29/06/2009 - 20:32 -
Represento um serviço que foi desenvolvido utilizando software livre para baixar o custo e o preço final, mas não tenho "religião". Procuro olhar pro mercado e ver clientes ao invés de seguidores. O Stallman usa sua inteligencia como um pregador, mas afinal quem não defende seus "filhos".....mas confesso que fico pensando como ele faz para viver no mundo de hoje? Será que ele planta seu alimento pra não depender do supermercado? Será que guarda dinheiro no colchão porque desconfia dos bancos? será que ele nunca fez cadastro em lugar nenhum porque suas informações não podem ficar com os outros? Ora, quem desenvolve/cria e entrega o fruto do seu trabalho para a comunidade está fazendo o que?... e por aí vai.
Qdo ele se refere a empresas, não vejo como viver sem fornecedores e prestadores de serviços! Alguns poucos exemplos específicos tem aderencia na sua teoria, mas outros não. Não se pode simplesmente acessar tudo sem contrapartida e/ou disponibilizar tudo que criamos pra quem quer que seja, mesmo em TI. Conheço seguidores que vivem bem trabalhando com Opensource, mas também conheço alguns que estão na miséria, e pior, não aceitam mudar.
Os comentários aqui, servem também para identificarmos o mar de preconceitos, fanatismos, e até um percentual de bom senso.
enviado por: Marcos A . Silva em 29/06/2009 - 18:51 -
Stallman é um cara de respeito, mas deixou a deseja quando disse que o Google Docs é mau. É um serviço do meu ponto de vista excelente, pois tem realmente o que precisamos quanto a editor de texto, apresentação, planilha e formulário, ao contrário do Word que deve ter milhares de funções e usamos nem 5% das mesmas.
E quando ele fala que ficamos na mão da Google por usar o software deles, novamente ele se engana, pois de fato o Google Docs permite exportar para M. Office, OpenOffice, etc.
Além disso, eu mesmo já utilizei uma ferramenta para fazer backup do Google Docs, "porque backup nunca é demais"!
Qualquer dúvida, allanaguiar (arroba) gmail(...)
enviado por: Allan Aguiar Machado em 29/06/2009 - 18:06 -
Comentario do Fernando Mendes Telesca foi excelente!
"O Stallman tem é dor de cotovelo por não ser o Linus, nem Brin, nem Page, nem Jobs, nem Gates, ou seja, ele não é p.. nenhuma"
enviado por: Anderson Carlos Parucker em 29/06/2009 - 17:16 -
Mais uma vez, o Linuxista deixam passar sua capacidade de serem cegos e parcialistas. Se este senhor, um intelectual aguerrido e que usa métodos científicos para corroborar suas pesquisas e estudos, falasse mal da Microsoft todos estariam fazendo comentários do tipo "viu como a M$ é ruim", "isso, bate mais no tio Bill", "nossa como o mundo sem M$ seria melhor"... Mas, basta deixar claro que as considerações sobre "chapinhas anti-MS" não são claras ou objetivas que o pessoal já começa até a denegrir a imagem deste contribuidor importantíssimo.
enviado por: Ricardo Ildefonso em 29/06/2009 - 15:31 -
O Stallman ter é dor de cotovelo por não ser o Linus, nem Brin, nem Page, nem Jobs, nem Gates, ou seja, ele não é p.. nenhuma
enviado por: Fernando Mendes Telesca em 29/06/2009 - 14:55 -
""Web 2.0 -> termo criado por marketeiros e não quer dizer nada" Por essa o Stallman ja merece respeito. O cara já está no patamar de não ter travas na ligua. De fato é odioso esse movimento marketeiro que "rotula" tudo com a visivel intenção de vender mais. "cloud computing", "mashups", "web 2.0", "web 3.0????". Tudo rótulo. Tudo usado para afirmar ao pobre, e burro, consumidor que é necessário a passagem do 1.0 para o 2.0. Parabéns mais uma vez ao Stallman. De resto o rapaz é um doido varrido... mas tudo bem né..."
enviado por: Anônimo em 29/06/2009 - 14:21 -
Primeiro, acho que houve má intenção por parte de quem deu o título à matéria. No texto o Stallman diz que o google docs é mau. Entendo que ele queira dizer que o serviço seja "ruim", mau é adjetivo, diferente do termo "mal" substantivado usado no título. É ruim porque nos deixa nas mãos dos servidores da empresa. E de certa forma, ele tem razão. Eu uso o docs desde quando era Writes (acho que é isso) e, para dizer a verdade, uso com certa cautela, pois não me sinto seguro armazenando todas informações em servidores de empresas. Nunca é demais desconfiar. Quanto a essa enxurrada de termos, web 2.0, 3.0, acho que é tudo uma forma de instigar consumo. E nada mais. A internet já é uma plataforma faz tempo. Muitos aplicativos ou diversar tarefas já podem ser realizadas nelas faz tempo. Esse papo de "nuvens" é coisa de nefelibata, de gente que trabalha com mídia, de gente e profissionais que adoram jargões.
enviado por: Carlos Augusto Gomes em 29/06/2009 - 12:42 -
" As vezes o Stallman exagera um pouco. Prá ele todo mundo é mau....tudo tem que ser livre....Não me lembro dele desenvolver algo e compartilhar com a comunidade. Por favor me refresquem a memória "..... Esse comentário reflete o que eu disse antes...como seria, se esse senhor perguntasse primeiro...antes de emitir críticas ?, mas vamos ao que interessa.....
1. O Stallman criou a Licença Publica Geral ( GPL ), isso é a base do Software Livre.
2. Desenvolveu ferramentas que permitiram ao linux emergir como sistema operacional, na fase inicial.
3. É o desenvolvedor do importante editor de textos para desenvolvedores ' Emacs '
4. É desenvolvedor do sistema/kernel Hurd.
5. É desenvolvedor também do GCC.
Tudo o que não souberem o que é coloquem no Google, que usa linux também, e façam a consulta.....Informem-se por respeito a vcs mesmo, para que seus comentários elevem seu conceito perante o grupo onde estão inseridos...emitam comentários baseados em fatos e em conhecimento histórico relacionado...deixem a paixão de lado na hora criticar...e se forem se apaixonar, apaixonem-se pela realidade, e não pela ilusão.
enviado por: Deyson Thome em 28/06/2009 - 21:48 -
Deem uma olhadinha nisso....por favor.....busquem esclarecimento....primeiro, para não serem agentes do erro no meio onde vivem e em segundo para que futuramente, conforme pessoas dentro dos seus grupos venham a se esclarecer e ver que vc não sabia muito do que falava e queimar seu filme.....
http://www.youtube.com/watch?v=wS6aNF3_IgM
enviado por: Deyson Thome em 28/06/2009 - 21:30 -
Correção: o décimo primeito comentário é Do Rafinha. Ele é um amante do Window$ & Microsoft. É normal winuser terem opiniões depreciativas do Stallman. ;-)
enviado por: Fabiano Silva Duarte em 28/06/2009 - 17:20 -
P q será q quase todo cara metido a socilista e defensor da democracia e da liberdade individual tem essa barba ridicula e cabelo comprido? Será que para dar um ar de profeta do apocalipse? Interessante é dizer que o software aberto serve, entre outras coisas, para se ter maior inclusão digital e liberdade de escolha. O q esse monte de babacas e pseudosocilistas não veem é que provavelmente 95% das pessoas que usam um computador não conseguem nem sequer instalar essa bosta de linux, por exemplo. O q eu gostaria de ver era esse monte de tontos que tanto atiram pedras no windows era fazer alguma coisa que realmente facilitasse o acesso de pessoas sem conhecimento de informática ao mundo digital, ao invés de andar pelo mundo fazendo esses discuros babacas.
enviado por: Anônimo em 28/06/2009 - 10:38 -
Pessoal....tem pessoas que metem o pau no Stallman. Acredito que sejam novatos na área do Software Livre, e como bons brasileiros, desprovidos de conhecimento de base, sem noções da história geradora da situação que muitas vezes comentam com muito desrespeito e as vezes de forma chula e depreciativa. O Software Livre, foi viabilizado no mundo, o que permitiu inclusive ao Linux ser o que é hoje, pela implementação da GPL, se não sabem o que é explico, é a Licença Pública Geral, criada pelo Sr. Richard Stallman, ex-desenvolvedor Hard Core do MIT, criador do Hurd e do EMACS. Sr. Stallman, foi o idealizador do uma forma de relação com as ferramentas de criação, que vem relacionando nosso mundo e nos permitindo ter uma alternativa de qualidade e que nos livra da alienação imposta pela Micrsoft. Creio que ao invés de criticarem e atacarem apenas por atacar, como fazem os brasileiros em qualquer situação, seja um encontrão na rua, ou um erro não intencional no trânsito, pensassem no que já produziram. Creio que pessoas que emitem críticas violentas sejam mentes infrutíferas, incapazes até de julgar com justiça seu semelhante. Agradeço ao Stallman pela sua ação eficiente e respeito suas críticas..... aos imbecis de plantão só me resta lamentar...
enviado por: Deyson Thome em 28/06/2009 - 06:32 -
Stallman ou TARSO Stallman é portador de uma boa dose de esquizofrenia e paranóia.
Imagine uma empresa do porte do GOOGLE não cuidar de forma quase que absoluta das informações depositadas em confiança em seus serviços e servidores.
Stallman perde efetivamente a oportunidade de ficar com a boca fechada (Sindrome da Boca de Caçapa); deveria ser responsabilizado por pessoas que ao escutarem neste caso, sua verborragia, e forem prejudicados.
Viva a LIBERDADE? SIM, mas com responsabilidade.
Não gostou do Santo ao invés de vomitar besteiras, apresente alternativa mais viável e segura e sustente o porque de suas afirmações.
Stallman pode, e é um grande sujeito, mas devia limitar-se a seu nível de competência, senão daqui a pouco pode delirar e achar até que é neurocirurgião.
enviado por: tsciaer em 27/06/2009 - 20:36 -
As vezes o Stallman exagera um pouco. Prá ele todo mundo é mau....tudo tem que ser livre....Não me lembro dele desenvolver algo e compartilhar com a comunidade. Por favor me refresquem a memória.
Quanto ao Google Docs, iFone, etc...vc usa o que quer, seja livre ou não, mas apoio a opinião que devemos compartilhar o conhecimento.
enviado por: James Roney Thomsen em 27/06/2009 - 15:04 -
"Web 2.0 -> termo criado por marketeiros e não quer dizer nada"
Por essa o Stallman ja merece respeito. O cara já está no patamar de não ter travas na ligua. De fato é odioso esse movimento marketeiro que "rotula" tudo com a visivel intenção de vender mais. "cloud computing", "mashups", "web 2.0", "web 3.0????". Tudo rótulo. Tudo usado para afirmar ao pobre, e burro, consumidor que é necessário a passagem do 1.0 para o 2.0. Parabéns mais uma vez ao Stallman. De resto o rapaz é um doido varrido... mas tudo bem né...
enviado por: Marcus Vinicius Pavan em 27/06/2009 - 10:12 -
Stallman é muito sensato. Ele está corretíssimo. Web 2.0? Isso é uma piada! E o Google Docs? Não há liberdade total. iPhone? Que brega! Não abro mão da liberdade. Aliás nunca comprei um telefone móvel. Não acho necessário.
enviado por: Fabio em 26/06/2009 - 22:36 -
Com certeza essa chamada é sensacionalista, dá a impressão de que se trata de algo radical, quando na verdade a resposta de Stallman sobre o Google docs foi muito razoável e lógica.
enviado por: Paulo Munir em 26/06/2009 - 20:55 -
Stallman e Lula tem muito em comum: sempre perdem a oportunidade de ficar com a boca fechada e acham que ganhar dinheiro trabalhando é coisa de mau caráter...
Hilária a preocupação de "deixar todas as suas informações nos servidores deles"...é, realmente é melhor deixar arquivos no micro de casa, pois afinal todo mundo tem backup em dia e protege seu desktop com senha forte, não é ?
enviado por: Fernando Mendes Telesca em 26/06/2009 - 19:25 -
Cada um preparando seu terreno. Google, Microsoft, Apple, Software Livre e por ai vai.....
enviado por: Anônimo em 26/06/2009 - 17:58 -
Acredito que Stallman tenha falado que os serviços sao "maus" no sentido de "ruins". É provável que a tradução tenha sido mal-feita, pois ele se mostra um homem muito ponderado na entrevista. Agora, o que foi colocado na chamada, "Para Stallman, Google Docs é do mal" é puro sensacionalismo!
enviado por: Rodrigo Amaro da Silveira em 26/06/2009 - 16:39 -
OpenMoko tá morrendo.
enviado por: Mario Lago em 26/06/2009 - 16:31
|
|








32






